Por Gisele Coutinho
Para o povo indígena, a técnica é antiga, mas talvez você ainda não conheça a muvuca. E não é aglomeração de gente ou bagunça, não. Trata-se de uma muvuca de sementes. Calma! O Pará Terra Boa veio te explicar sobre essa técnica de plantio economicamente viável.
Nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), a muvuca significa um mix de sementes de diversas espécies, misturadas por terra, substrato ou areia. A técnica da semeadura direta (muvuca) é utilizada há séculos por agricultores, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. É um método para recuperar a vegetação nativa e trazer diversos benefícios econômicos, sociais e ecológicos.
Quais os benefícios?
Por meio da muvuca dá para implementar uma árvore por metro quadrado, perfazendo 10 mil árvores por hectare. Produtivo, não é? Nesse sistema é possível observar, desde o início, muitas árvores jovens juntas e plantas de adubação verde que protegem o solo do vento e do sol forte. Essa criação de um microclima sombreado e úmido faz bem para as sementes que germinam mais devagar.
Geração de renda
Uma propriedade rural com reserva ecológica de vegetação nativa é mais valorizada e pode conquistar certificações ambientais. A muvuca pode acelerar processos de reflorestamento dentro da área de maneira simples e rápida com sementes nativas.
Além de beneficiar o microclima de determinadas áreas e a conservação da floresta, a prática da muvuca também fortalece centenas de trabalhadores na coleta das sementes, gerando renda, conhecimento, integração entre grupos. A coleta de sementes promove oportunidades de trabalho para mulheres e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, agricultores familiares e assentados.
Por onde começar?
O primeiro passo é buscar sementes da mesma vegetação e região que você quer plantar e não usar espécies invasoras. Se não souber, procure ajuda técnica para saber se a semente é de uma planta nativa.
No Pará, a Rede de Sementes do Xingu é um exemplo de local para o produtor rural receber assessoria de engenheiros especializados em restauração ecológica com a muvuca. É preciso entender as necessidades de cada produtor e planejar práticas possíveis para aquelas necessidades e bioma. Depois ainda é feito um acompanhamento de todas as etapas de restauração.
Na Rede também é possível comprar sementes em pequena quantidade. Pelo e-mail contato@sementesdoxingu.org.br ou telefone 66 9 8414-0445, você fica sabendo quais são as sementes disponíveis para pronta entrega, bem como valores e detalhes técnicos de cada espécie.
Para entender passo a passo sobre a técnica, acesse a cartilha ilustrada do Fazedores de Floresta.
Fontes: ISA e Ciclo Vivo