Se é para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste domingo, 5/06, que seja em grande estilo. Tem lugar nessa terra boa que é de tirar o fôlego. Na praia, no parque ou no museu, fica fácil apreciar belas paisagens, ter contato com nossas raízes e histórias nessas cinco dicas que separamos para nossos leitores.
Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema “Uma Só Terra”, com foco em uma vida mais sustentável e em harmonia com a natureza. Então, bora passear por essa natureza paraense?
Paranauapebas – Parque Zoobotânico de Carajás
Com área equivalente a 30 campos de futebol, possui cerca de 270 animais entre mamíferos, aves e répteis, de 75 a 80 espécies diferentes soltos no parque, em um habitat muito próximo do natural, em regime de semi-cativeiro. A distância da portaria de entrada da FLONA Carajás até o parque é de 26km. É preciso autorização para acessar a portaria pelos telefones (94) 98450-0422 ou (94) 3346-8210.
Marabá
Recanto de belezas naturais, com ar de cidade interiorana, Marabá é o quarto município mais populoso do Pará. Um dos pontos turísticos da cidade é o Rio Itacaiúnas, que nasce na Serra da Seringa, e é formado pela junção de dois rios: o da Água Preta e o Azul que desemboca na margem esquerda do Rio Tocantins.
Santarém – Alter-do-Chão
Com mais de 100 quilômetros de praias, florestas intocadas, banhada pelos dois maiores rios do Estado, o município de Santarém, é conhecido como “Pérola do Tapajós”. Um dos pontos mais famosos da cidade é Alter-do-Chão, considerada a praia de água doce mais bonita do mundo.
Além das belezas naturais encantadoras, Santarém possui uma rica gastronomia, casarões da época do império colonial e um museu que abriga grande acervo da cerâmica tapajônica. É a terra onde nasceu o Maestro Wilson Dias da Fonseca e onde cresceu e estudou o violonista Sebastião Tapajós.
Museu Goeldi em Belém
O Museu Goeldi finalmente reabre aos finais de semana, já neste domingo 5/06, com ocupação do seu Parque Zoobotânico e programação especial do Dia do Meio Ambiente. Escolas e visitantes terão como opção trilhas, visitas guiadas, roda de conversa, oficinas e apresentações de kits e acervos ao longo do mês de junho.
A visita só será possível mediante agendamento, que pode ser realizado pelo e-mail visitamuseu@museu-goeldi.br ou pelo Whatsapp institucional (91) 99235-7842. Por causa da pandemia do covid-19, o museu não estava recendo visitas aos finais de semana. Depois do agendamento, é só chegar na bilheteria e pagar o ingresso a R$ 3.
Salinópolis – Lago da Coca-Cola
A Praia do Atalaia é a mais concorrida da cidade de Salinópolis. Além de seu mar ser propício para a prática do surf e windsurf, suas dunas branquinhas são perfeitas para quem quer praticar o sandboard. Lá a tradição é rolar duna abaixo e cair num lago de águas doces e escuras conhecido como Lago da Coca-Cola. Atalaia está a Localizada a 13km da cidade.
Fonte: com informações de prefeituras