O que não lhe contam sobre o ouro é a nova plataforma digital do Instituto Escolhas. Lançada na quarta-feira, 01/06, a iniciativa reúne todas as informações necessárias para revelar o lado obscuro da exploração ilegal de ouro no Brasil.
Um dos destaques da ferramenta online publicação é o gráfico de fluxos, que permite visualizar as ligações entre o ouro com indícios de ilegalidade e a produção do metal por Estado, assim como os fluxos de exportação. Você pode acessá-lo por aqui.
De onde vem o ouro?
A plataforma reforça que o Brasil exportou 229 toneladas de ouro com indícios de ilegalidade entre 2015 e 2020. O montante — revelado em um estudo recente do Escolhas — é quase a metade de todo o ouro produzido e exportado pelo País.
Do volume total de ouro com indícios de ilegalidade, mais da metade veio da Amazônia (54%), principalmente do Mato Grosso (26%) e do Pará (24%). Os casos envolvendo áreas protegidas incluem a TI Sararé (MT), a TI Kayabi (MT/PA) e os Parques Nacionais da Amazônia (PA), Mapinguari (AM/RO), do Acari (AM), e Montanhas, do Tumucumaque (AP/PA).
Em “O que não lhe contam sobre o ouro” é possível entender ainda quem são os principais agentes envolvidos nas cadeias de produção e consumo do metal, os impactos dessas cadeias na vida das populações originárias, a ameaça que o ouro contaminado representa para o mercado internacional e os possíveis caminhos para transformar o cenário, acabando com um ciclo de violência e destruição ambiental.
“Essa nova plataforma é uma fonte segura de informações sobre o ouro no Brasil. Hoje, não existe transparência sobre os dados e ainda se fala muito pouco sobre os problemas dessa cadeia produtiva e sobre as soluções para resolvê-los. É uma forma de trazer as pessoas para a discussão e cobrar das autoridades ações concretas para acabar com o ouro ilegal e todos os seus terríveis impactos. A plataforma traz tudo isso”, afirma Larissa Rodrigues, gerente de Portfólio do Escolhas e responsável pelo projeto.
Segundo Rodrigues, o objetivo é manter a plataforma atualizada, inserindo novos dados e evidências nos próximos meses.
“O Instituto Escolhas vem se dedicado ao tema da mineração ilegal e temos a intenção de seguir levantando informações sobre o assunto e, mais do que isso, queremos trazer proposições. E não vai demorar. Teremos um novo conteúdo em breve, focado na solução deste problema’, assegura.
Para acessar, clique em: O que não lhe contam sobre o ouro
Fonte: Instituto Escolhas