É época de quadrilha, de festejos, de comidas típicas juninas. O Pará Terra Boa reuniu o que há de melhor na cultura paraense nesta programação de eventos. A começar pelo Arraial de Todos os Santos, que há 18 anos é uma das principais festas juninas do Estado e retorna presencialmente este ano, depois de dois anos sem celebração em decorrência da pandemia de Covid-19, com grupos parafolclóricos, boi-bumbá, Boi de Máscaras, grupos de toadas, grupos regionais e artistas locais.
O evento está sendo realizado no Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650) e conta com 100 grupos adultos e seis mirins no tradicional concurso de quadrilhas, que trará figurinos inovadores durante 15 dias de atividades, até 3 de julho.
Também vai rolar o XVIII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas com 106 grupos, entre adultos e mirins, vindos dos mais diversos municípios do interior, como Redenção, Vigia, Tucuruí, Soure, Outeiro, Curralinho e Mosqueiro, para se apresentarem em Belém. Além disso, haverá o tradicional concurso de Miss Caipira Mix.
A quadrilha junina em Belém envolve cerca de 2 mil pessoas na preparação, entre brincantes, coreógrafos, marcadores, costureiras, estilistas, aderecistas, sapateiros, além de pessoal de diretoria, produção e logística. Os grupos são registrados pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel).
Atrações teatrais
Cordões de Pássaros e Cordões de Bichos estarão no Teatro Margarida Schivazappa. As atividades começaram nesta segunda-feira 20 de junho. O Arraial também contará com 14 barracas de comidas típicas na quadra junina, além de muita música e celebração. A entrada é franca e as apresentações sempre às 19h.
Shows gratuitos no Reduto
Até 30 de junho, a população vai poder curtir shows gratuitos do Arraial da Nossa Gente na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto, em Belém. Na sexta-feira, 24 o Arraial do Pavulagem se apresenta. Sábado tem Suane Batidão, domingo o show é de Adilson Alcântara e na quinta, 30/,6 tem Banda Warilou.
Forró em Ananindeua
E o tradicional arraial de São João de Ananindeua já começou! O Forró Ananindeua vai até dia 26/6, no estacionamento do Ginásio Almir Gabriel (Abacatão), com concursos de quadrilha e misses. Este ano, a quadrilha junina vencedora vai levar para casa, além do troféu, premiação no valor de R$ 20 mil.
As apresentações não param: nesta terça-feira 21/6, 18h, tem Grupo Folclórico Amazônia; meia-noite tem Daniel do Acordeon. A quarta, 22/06, 18h, se apresenta o Boi Kutaka e, à meia-noite, Márcio Carrera. A programação musical segue firme até dia 26.
Festança em Marabá
Em Marabá, no sudeste do Estado, serão nove noites de festa, começando na sexta, 24/6, até 2/7 na arena junina na Orla de Marabá. Será a 35ª edição com uma programação pra lá de variada. Além da festa junina dos blocos A e B e dos bois-bumbás, terá apresentação de pássaro junino, uma novidade especial, espetáculos de dança, shows, DJs, praça de alimentação, concurso rainha da Diversidade e muito mais.
Fonte: Agência Pará, Agência Belém e prefeituras