O governador do Pará, Helder Barbalho, publicou no domingo, 22/1, uma nota em solidariedade ao povo da Terra Yanomami, em Roraima, e disse que criará a Secretaria de Povos Originários do Pará com um titular indígena no cargo de secretário.
O posicionamento veio após a repercussão do caso envolvendo os Yanomami. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 570 crianças yanomamis foram mortas pela contaminação de mercúrio, desnutrição, fome e falta de acesso a medicamentos provenientes do SUS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou estado de calamidade.
Sobre a criação da secretaria, de acordo com o G1, a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) informou, pelas redes sociais, que á faz a proposta há anos desde o primeiro mandato de Helder.
“O Governo do Pará precisa criar espaços que atendam diretamente as realidades dos nossos povos. Nos solidarizamos com o povo Yanomami de Roraima. Alertamos que esta situação agrava pelas invasões ilegais aos nossos territórios é uma situação que precisa ser enfrentada no Brasil.
A publicação afirma ainda que a Fepipa “espera que este momento de visibilidade sobre essa brutal realidade ajude a reverter este quadro de genocídio”.
Apuração
A partir desta segunda-feira, 23/1, a Polícia Federal estará à frente das investigações para apurar as responsabilidades pela situação dos Yanomamis. A determinação para abertura de inquérito policial para apurar responsabilidades foi do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Médicos
O Ministério da Saúde informou, no domingo, 22/1, que estuda acelerar a publicação de um edital do Programa Mais Médicos para recrutar profissionais, tanto formados no Brasil quanto no exterior, para atuação em território Yanomami. A medida é uma das ações da Sala de Situação, criada para apoiar ações de enfrentamento à desassistência sanitária dos povos Yanomami.
Interessados fiquem atentos aos editais do Ministério da Saúde
Voluntários
Voluntários que queiram apoiar a Força Nacional do SUS, principalmente para serviços em território Yanomami devem acessar aqui o formulário de inscrição.