Em 2022, as Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF’s) Abaré I, Abaré II e Ailton Barross realizaram 15 viagens e 109.357 procedimentos em saúde. Principais mecanismos para levar atendimentos em saúde às regiões ribeirinhas, as expedições fazem parte do planejamento estabelecido pela Atenção Primária à Saúde (APS) e a Assessoria de Rios, coordenadas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA) e a ONG Zoé.
Dentre os serviços, estão: dispensação de medicamentos, consultas médicas, odontológicas, ambulatoriais, aplicação de vacinas de rotina entre outros. A Portaria do Ministério da saúde estabelece que as expedições ocorram a cada 60 dias e tenham duração média de 10 a 15 dias.
“É um grande desafio participar do planejamento das ações das nossas unidades fluviais, pois trabalhamos de acordo com alguns fatores cruciais como as barreiras geográficas e mudanças dos cenários (inverno e verão). Mas graças ao empenho de toda equipe da Semsa conseguimos um ótimo resultado em 2022”, afirma a assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil.
A gestão compartilhada entre a Semsa e a Ufopa trouxe para a saúde ribeirinha um diferencial de especialidades médicas e novos equipamentos para melhor atendimento das comunidades do rio Tapajós, através de parcerias e projetos junto a Universidade.
“Houve captação de recursos, que mantiveram e mantém uma saúde que vai além da Atenção Primária, como exemplo a realização de exames de ultrassonografia. Também foi implantado uma nova forma de gestão das atividades desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde. A parceria é tão eficiente que o Abaré da Ufopa realizou 8 expedições em 2022. As duas instituições são alinhadas em busca de melhoramento nos atendimentos às comunidades, posso afirmar que há uma sinergia entre Semsa e a Ufopa em busca da excelência na oferta da saúde em Atenção Primária nas expedições do Abaré”, enfatiza o administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Ufopa, José Dirceu Costa.
Fonte: Prefeitura de Santarém