A Unidade de Conservação (UC) Floresta Estadual do Trombetas (FLOTA do Trombetas) reabre na sexta-feira, 3, para a coleta da safra da castanha-do-pará 2023, na Base do Jaramacaru, município de Óbidos. Somente os extrativistas cadastrados previamente junto ao Instituto serão autorizados a entrar na UC.
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), que administra a UC, alerta os extrativistas sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira de credenciamento, que deve ser retirada na base da entidade no Jaramacaru; carteira de vacina contra a covid-19; teste da covid-19, realizado em até 48h; documento de identificação com foto; e Termo de Compromisso Individual assinado, comprometendo-se a ficar longe das áreas da Terra Indígena (TI) Zo’é.
O descumprimento acarretará o afastamento do castanheiro e sua equipe de trabalho da coleta, não sendo mais permitido o seu retorno. As medidas sanitárias são necessárias para evitar a contaminação.
A Flota do Trombetas está localizada na região Norte do rio Amazonas, ocupando 3.172.978 hectares de floresta nativa e abrange parte do território dos municípios de Oriximiná (88%), Óbidos (11%) e Alenquer (1%). A UC faz limite com a TI Zo’é.
A Flota do Trombetas é uma Unidade de Conservação, que visa compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, condicionada às normas estabelecidas em seu plano de manejo.
“O extrativismo sustentável beneficia inúmeras comunidades do entorno da (UC); movimenta a economia da região, ao mesmo tempo promove a preservação e conservação do meio ambiente, com garantia plena da sustentabilidade mantendo a floresta em pé”, disse a presidente.
Fonte: Agência Pará