Já são 1.526 famílias afetadas pela cheia do rio Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, no sudeste do Pará, segundo o DOL, Das 600 desabrigadas, 455 estão em abrigos disponibilizados pela prefeitura e o restante estão alojadas em casas alugadas ou de parentes e amigos. O Rio Tocantins subiru11,46 metros acima do nível de alerta.
Para atender essas famílias, o Governo do Estado montou uma força-tarefa e irá levar diversos serviços de cidadania, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Assistência Social, Trabalho . O município decretou situação de emergência devido na segunda-feira, 20.
“Sigo logo mais para Marabá! Uma força- tarefa do Estado irá prestar apoio às famílias atingidas pelas enchentes. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil farão o levantamento de pessoas e áreas afetadas e os órgãos de assistência social vão garantir os serviços necessários neste momento para a população”, disse o governador, mais cedo, em uma rede social
Doze abrigos oficiais foram construídos no município, em vários núcleos da cidade.
“Nós estamos com nossa equipe trabalhando a todo vapor. Então estamos praticamente com 12 pontos de abrigo, totalizando quase 450 pessoas. E os outros órgãos também estão aqui nessa força tarefa da Prefeitura”, informou o coordenador da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade.