A Polícia Federal, junto com equipes do ICMBio, realizou na quarta-feira,19/4, a Operação Déjà Vu, contra garimpo ilegal após descobrir extração de ouro em terras da União no Amazonas. Os mandados são cumpridos em quatro estados, e no Pará o alvo é a cidade de Itaituba.
As investigações começaram após a PF receber denúncias de moradores da região acerca da poluição de rios e morte de peixes em decorrência de contaminação por causa do garimpo na região do Filão dos Abacaxis, no município de Maués (AM). Foi a primeira vez que a PF identificou o uso de cianeto, material altamente tóxico, que possui a mesma função do mercúrio, ou seja, é usado para aglomerar o ouro garimpado.
“Constatou-se através de laudo pericial um sofisticado esquema de lavagem de capitais com o uso de Permissões de Lavra Garimpeira (PLG) sem nenhuma ou com pouca intervenção humana, atividade conhecida como esquentamento do ouro”, destacou a PF.
Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas investigadas e o sequestro de bens móveis e imóveis.
As acusações criminais vão desde crime de usurpação de bem público da União, crime ambiental de extração de bem mineral sem autorização até associação criminosa armada e lavagem de capitais, com penas máximas somadas que ultrapassam os 30 anos de prisão. Amazonas Atual, g1 e VEJA repercutiram a operação.
Conforme informações da PF, as demais cidades onde estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, além de Itaituba (PA), são Manaus e Nova Olinda, no Amazonas, Goiânia, em Goiás, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Durante as buscas para reprimir as práticas no garimpo, os policiais também identificaram trabalhadores submetidos a condições semelhantes à de escravos.
Estima-se que o dano ambiental e o ouro extraído ilegalmente configuram um prejuízo de mais de R$ 429 milhões. Segundo a PF, os alvos da operação são reincidentes e já foram presos pela mesma prática criminosa em 2015.