Estão abertas as inscrições para a Rede Transformar, projeto que oferece um prêmio de R$ 65 mil para iniciativas que visam preservar a Amazônia,. Serão selecionados três negócios dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins, segundo O Liberal.
As propostas devem estar relacionados à bioeconomia, desenvolvimento local, educação, geração de renda, inovação e tecnologia, além de sustentabilidade. A expectativa é que os projetos selecionados possam gerar renda para as comunidades e contribuir para a preservação dos recursos florestais.
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho. O edital da seleção da Rede Transformar, bem como o link para inscrição, estão disponíveis no site do projeto.
E por falar em bioeconomia, diversos eventos estão abordando essa que é uma das soluções apresentadas para cumprir a meta do governo de zerar o desmatamento no país, como publicamos aqui no Pará Terra Boa nos últimos dias.
Nesta semana, o tema foi discutido no seminário “Desafios do governo Lula para ambiente e clima”, promovido pela Folha de S.Paulo, na capital paulista, e na conferência “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” realizada pelo Ministério das Relações Exteriores, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).
Os encontros marcam a união de esforços de aceleradoras de negócios, fundos de investimentos e iniciativas governamentais que tentam transformar projetos de economia sustentável na Amazônia em um novo modelo socioeconômico para o país.