A Operação X, conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com outros órgãos e instituições, resultou na apreensão de aproximadamente 3.200 cabeças de gado na Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, localizada no sul do Pará.
A ação foi realizada após mais de 500 embargos remotos feitos pelo ICMBio, que usa imagens de satélite de alta resolução para identificar as áreas desmatadas.
Além da apreensão dos animais, foram aplicadas multas no valor de R$ 25,8 milhões. A operação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Força Aérea Brasileira e Ministério Público Federal.
Segundo relatos dos servidores em um vídeo divulgado nas redes sociais do ICMBio, os infratores da área derrubaram pontes de acesso para dificultar os trabalhos de retirada do gado dos limites da reserva.
Muitos animais apreendidos não possuíam comprovação de situação sanitária. O destino final do gado apreendido será responsabilidade da Adepará.
É importante destacar que a pecuária tem sido associada a uma parcela significativa do desmatamento na Amazônia, com o pasto destinado à atividade ocupando cerca de 75% da área desmatada em terras públicas na região, de acordo com o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
A Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo abrange os municípios de Altamira e Novo Progresso. Foi criada em 2005, com área de aproximadamente 345 mil hectares. Na região, há nascentes perenes, que formam os importantes rios das bacias do Xingu e do Tapajós.