A partir de agosto de 2023, Belém começa a receber diversos eventos que antecedem a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), a ser realizada na capital paraense, em 2025.
Dentre eles, estão o Fórum das Cidades Amazônicas (3 e 4 de agosto), os Diálogos Amazônicos (de 4 e 6 de agosto), a Cúpula da Amazônia ( 8 e 9 de agosto), a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas (4 e 5 de agosto) e a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (de 30 de agosto a 1 de setembro).
Só com os três primeiros, a expectativa é que 10 mil pessoas visitem a cidade, segundo a prefeitura da capital.
Para receber tantos eventos, a gestão municipal informou que há um trabalho integrado de diversos órgãos municipais. Segundo O Liberal, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), por exemplo, prepara um plano de retaguarda do setor para atender ao público que vai participar dos eventos.
“Teremos uma participação bastante grande de pessoas como ambientalistas, movimentos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais em geral, para que possamos entregar aos presidentes (dos países participantes) documentos clamando por decisões na perspectiva de redução da pobreza e combate à crise climática”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur) informou ao Pará Terra Boa que está realizando um Workshop com o tema ‘Excelência no Atendimento’. com o objetivo de desenvolver e atualizar os profissionais e empreendedores locais.
“O Workshop tem como propósito aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam no setor turístico, visando proporcionar uma experiência de qualidade e excelência aos visitantes de Belém. A iniciativa abrange desde os colaboradores de hotéis, restaurantes, agências de turismo, até os guias locais, buscando elevar o padrão de atendimento e a satisfação dos turistas que visitam a cidade.
Além disso, a Prefeitura de Belém informou que está trabalhando em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo para discutir soluções voltadas à readequação e ampliação da capacidade da rede hoteleira de Belém.
“Essas ações são essenciais para preparar a cidade para receber grandes eventos, que demandará uma infraestrutura adequada para receber delegações e participantes de todo o mundo”, disse em nota.
Na área da segurança, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Guarda Municipal (GMB) são integrantes do Comitê de Segurança Pública, que também conta com os órgãos de segurança e mobilidade do governo do estado, além daPolícia Federal.
A prefeitura ainda informou que trabalha para disponibilizar espaços de alojamento para os participantes e ajudar a rede hoteleira de Belém, que enfrenta dificuldades para receber os visitantes.
LEIA MAIS:
Lula buscará posição unificada dos países com grandes florestas tropicais na Cúpula da Amazônia
Tony Blair, Iván Duque e Ban Ki-Moon confirmam presença em conferência internacional no Pará
Sociedade civil colabora na definição de eixos temáticos dos Diálogos Amazônicos
Representantes de movimentos sociais e do governo debatem participação nos Diálogos Amazônicos
Belém sediará a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas em agosto