Líder da produção nacional de cacau, o Pará recebe a partir desta quinta-feira, 17, o Chocolat Amazônia 2023 (Festival Internacional do Chocolate e Cacau). A programação segue até o próximo domingo (20), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e contará com painéis sobre a cacauicultora, cursos, workshops, exposição, entre outras atividades.
A expectativa é que aproximadamente 500 produtores e empresários do segmento participem do Chocolat Amazônia 2023. O tema central das discussões será “O Pará na Bioeconomia da Amazônia”.
Quem for ao evento vai poder ver de perto os benefícios proporcionados pelo fruto ao meio ambiente. Quarenta e um produtores participantes do programa Territórios Sustentáveis (TS), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca(Sedap), estarão presentes como representantes de produção do cacau por meio da agrofloresta.
“Estamos trazendo eles ao festival para que possam vivenciar o que é o mercado do chocolate e da cacauicultura no estado como um todo; para que eles possam dentro do evento, por ser um festival internacional, idealizar a questão dos seus plantios e da recuperação ambiental dentro das suas propriedades”, detalhou o coordenador do programa”, afirmou o coordenador do programa, Tiago Catuxo.
Maior encontro do setor
Com 30 edições, o Chocolat Festival é considerado o maior encontro do setor da América Latina. O objetivo é promover o chocolate de origem e impulsionar os negócios da cacauicultura no País.
Dados da organização mostram que mais de 350 marcas já surgiram após a sua criação, mais de 80 mil certificações em cursos técnicos e gastronômicos já foram oferecidas e mais de 1,3 milhão de pessoas já passaram pelos encontros que reúnem cerca de 300 expositores a cada ano.
A realização local é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura (Funcacau).
“O público terá uma imensa variedade de produtos feitos a partir do chocolate de origem, derivados de cacau, bombons regionais, entre outros; estarão expostas também flores que compõem a nossa flora tropical, que é bastante rica em variedade”, adianta a coordenadora do Chocolat Amazônia, Dulcimar Melo.
Atrações
Além de servir como estratégia de fomento aos negócios, o evento vai proporcionar a venda de produtos, programação cultural e o Show Cooking, em que chefs renomados executarão receitas que tenham como base o cacau e o chocolate. No Atelier, esculturas de chocolate serão feitas ao vivo por chocolatiers do Brasil.
O público infantil também contará com atividades específicas, como o Kids Cooking e o Flor Kids, onde serão realizadas oficinas de jardinagem para despertar o interesse das crianças no cultivo de mudas.
Em paralelo será realizado o Flor Pará, que oferece uma vitrine para a produção agricultores familiares e comerciantes que trabalham com flores e plantas tipicamente amazônicas.
Serviço: O Chocolat Amazônia 2023 – De 17 a 20 de agosto
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n). Bairro: Marco.
Horários: Quinta-feira (17) – 19h às 22h
Sexta-feira (18) e sábado (19) – 14h às 22h
Domingo (20) – 14h às 21h
Evento aberto ao público. Ingressos no link.