Artistas, grupos, companhias, coletivos e produtores culturais que atuam com teatro, dança, circo, contação de histórias, literatura, música e outras linguagens têm até 18 de setembro para apresentar propostas para a Virada Sustentável Amazônia. O evento será realizado no mês de novembro, em Belém, e tem o objetivo de promover uma visão integrada e multifacetada da sustentabilidade por meio da arte.
Essa será a primeira vez que a Virada Sustentável ocorrerá na capital paraense. Outras 40 edições do festival já foram realizadas em cidades como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Fortaleza. A ideia é que a programação em Belém valorize atividades artísticas e culturais que ressaltem a riqueza cultural e a diversidade da Amazônia.
De acordo com o edital, devem ser selecionados, no mínimo, 41 projetos abrangendo as diferentes linguagens artísticas.
O festival Virada Sustentável Amazônia é organizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, um dos requisitos para a seleção é que os projetos apresentados contemplem pelo menos um dos 17 temas defendidos na agenda, que inclui erradicação da pobreza, educação, ação contra a mudança do clima, entre outros.
As propostas podem ser apresentadas por pessoas físicas, desde que sejam maiores de 18 anos; pessoas jurídicas, organizações, ONG’s, associações, fundações e outras; e grupos, coletivos, redes e movimentos sociais, que precisam ser representados por uma pessoa física maior de 18 anos. Os interessados podem inscrever mais de uma atividade.
O edital com os detalhes sobre os demais requisitos de participação pode ser conferido neste link. A Virada Sustentável Amazônia está marcada para ocorrer de 23 a 26 de novembro de 2023.