A onda do calor que invade todas as regiões do Brasil nos próximos dias, com temperaturas que podem chegar a mais de 40º C, vem acompanhada da temida baixa umidade do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para os próximos dias em várias partes do País.
Há previsão de que 16 estados, entre eles o Pará, e mais o Distrito Federal sejam afetados O aviso da categoria amarela, que quer dizer “perigo potencial”, tem validade até as 22h de quinta-feira, 21. Segundo o órgão, o índice deve ficar entre 20% e 30% em várias regiões brasileiras ( o recomendálve pela Organização Mundial da Saúde é de 60%).
Ao Pará Terra Boa, o meteorologista do Inmet, afirmou que a combinação da estação seca com o fenômeno El Niño podem elevar as temperaturas em até 2º C neste mês, afetando principalmente o sudeste do estado.
Onda de Calor
Na manhã de segunda-feira ,18, o órgão emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor.
Seguindo os protocolos internacionais, este aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período.
O panorama previsto pelos meteorologistas do Inmet aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira, 22. As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo, especialmente.
Ao longo da semana, a condição para satisfazer os critérios de onda de calor pode se expandir ou alterar, portanto, é recomendado checar os avisos vigentes no portal do Inmet.
Previna-se
Confira algumas dicas para passar pelo período de seca sem complicações:
- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco
- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia
- Use hidrantes na pele corpo e do rosto e nos lábios , que costumam ressecar com a baixa umidade
- Pingue algumas gotas de soro fisiológico nos olhos e no nariz caso sinta necessidade
LEIA MAIS
Prepare-se: El Niño vai fazer média da temperatura subir até 2ºC no sudeste do Pará
Mudanças climáticas e desmatamento vão gerar calor intolerável ao corpo humano
Está com calor? Veja 12 dicas para se proteger das altas temperaturas
Confirmado pela ONU: julho foi o mês mais quente já registrado na história