O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) elevou de laranja para vermelho o grau de alerta em boa parte do Brasil em virtude do forte calor nos próximos dias. O alerta abrange Pará e outros oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
O alerta vermelho corresponde à ocorrência de um “fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
De acordo com o INMET, o calor intenso pode deixar as temperaturas máximas 5ºC acima da média histórica em diversas partes do país. A expectativa é de que o calor se intensifique no final de semana e se dissipe lentamente ao longo da próxima semana. De toda forma, as temperaturas devem seguir acima do normal até o final do mês.
O calor intenso do começo da primavera antecipa um verão com temperaturas mais altas no Brasil. A combinação de calor recorde nos oceanos e a continuidade do fenômeno El Niño até março de 2024 sugere um verão com máximas inéditas, destacou a Folha. Além do forte calor, a temporada pode trazer chuvas mais intensas no Sul brasileiro, ao mesmo tempo em que Norte e Nordeste podem ter um período chuvoso menos intenso.