A população de 45 municípios do estado do Pará deve ser beneficiada com a liberação de um montante de R$ 27 milhões em verbas de emendas parlamentares solicitadas pelo senador Jader Barbalho (MDB). O valor se refere somente aos recursos acumulados entre agosto e outubro e são direcionados, em sua maioria, para a área de assistência social.
Os municípios atendidos são: Almeirim, Anapu, Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Aveiro, Bagre, Bannach, Belém, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Brasil Novo, Breves, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Chaves, Concórdia do Pará, Cumaru do Norte, Eldorado dos Carajás, Faro, Garrafão do Norte, Gurupá, Igarapé-Açu, Irituia, Jacareacanga, Juruti, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Marapanim, Marituba, Nova Timboteua, Ourilândia do Norte, Pacajá, Piçarra, Placas, Prainha, Redenção, Rondon do Pará, Santa Bárbara, Santa Maria das Barreiras, Santarém, Santarém Novo, São Francisco do Pará, Uruará, Vitória do Xingu e Xinguara.
Desse total, 37 recebem recursos específicos do Ministério do Desenvolvimento Social para o incremento dos serviços de proteção básica e assistência social, incluindo o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, atingidos por calamidades públicas, vítimas de violência e outras circunstâncias.
“Esses repasses são de extrema importância para garantir a continuidade das atividades e programas desenvolvidos pelo sistema brasileiro de assistência a quem mais necessita. A oferta de suporte às pessoas, às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social é uma prioridade. É preciso lembrar que passamos por anos difíceis, com altas taxas de desemprego e baixa assistência às famílias necessitadas”, ressaltou o senador em entrevista ao Dol.
Além disso, as emendas garantem aporte de recursos para as áreas de pavimentação, malha viária, fiscalização da navegação, educação e aquisição de equipamentos de saúde.