O Brasil vai apresentar na COP 28, em Dubai, uma proposta de criação de um fundo internacional para conservação de florestas tropicais no mundo todo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse em coletiva de imprensa queA iniciativa envolve os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e Relações Exteriores. De acordo com ela, mais de 80 países podem se beneficiar da medida.
“É um mecanismo global completamente diferente do Fundo Amazônia, que é internalizado num banco público brasileiro [em referência ao BNDES]. Obviamente, teria que ser uma instituição financeira multilateral. […] Estamos fazendo um ajuste final na proposta”, afirmou em entrevista a jornalistas….
A COP 28 ocorre de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. O presidente Lula deverá participar nos dias 1 e 2 de dezembro, durante a reunião de cúpula com 140 chefes de Estado e de governo.
O embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil na COP 28, disse que o Brasil considera que conservação de floresta extremamente importante.
“Só que como conservação de floresta não pode dar crédito de carbono, a conservação de floresta tem que ter outro tipo de financiamento, como por exemplo o Fundo Amazônia”, afirmou. “Isso para nós é simplesmente central”, publicou a Folha, citando a Reuters.
Outras propostas
De acordo com a publicação da Folha, o Brasil também vai levar um programa para recuperar áreas cultiváveis deterioradas e improdutivas. Um dos programas pretende financiar produtores para que transformem pastagens degradadas em lavouras com uso de agricultura sustentável.
Outra frente será apresentar projetos brasileiros para recuperação de de áreas desmatadas em terras públicas, unidades de conservação e terras indígenas, em projetos de recuperação natural, concessões e projetos agroflorestais.
O Brasil também vai defender na COP 28 que o aumento da temperatura da Terra não pode passar de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.
A comitiva brasileira para a COP28 viaja para Dubai na noite de 28 de outubro, terça-feira.