Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Pará tem papel importante na produção rural do país. Abacaxi, cacau e mandioca são algumas das principais culturas oriundas do campo paraense, no entanto, o destaque maior fica por conta da liderança nacional na produção açaí e dendê.
Segundo o estudo, o Pará é responsável por 93,87% da produção nacional de açaí. No total, são 114 municípios envolvidos com o cultivo e extrativismo do fruto, que alcançou mais de 224 mil hectares e uma produção de 1,6 milhões de toneladas. Estima-se que somente o açaí gerou um valor de produção de R$ 5,93 bilhões em 2022, atraindo recursos para cidades como Igarapé-Miri, que é responsável por 26,4% da produção paraense.
Por sua vez, o dendê apesar de ser um dos principais ingredientes da culinária baiana, 98,27% da sua produção ocorre no território paraense. Tomé-Açu é o “berço” no Pará do sistema de produção do óleo através de SAFs há aproximadamente 15 anos, promovendo interações e benefícios sociais, econômicos e ambientais.
O fruto faz parte da economia de 30 municípios paraenses e alcançou no último ano uma produção de 2,9 milhões de toneladas em mais de 185 mil hectares plantados. Tailândia, no nordeste do estado, aparece como produtor de 32,47% do total.
As informações constam na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), sistematizada pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com base no levantamento de 2022, que indica a relevância do estado também em outros segmentos.
O Pará desponta hoje como um maior produtor de cacau do Brasil, por exemplo. Foram 145,99 mil toneladas produzidas em 152,84 mil hectares de 65 municípios, com destaque para Medicilândia, região da Transamazônica.
Outra cultura bastante disseminada no estado é a da tradicional mandioca, que está presente em 138 municípios. Os dados do último levantamento mostram que a quantidade produzida no estado ultrapassa 4,16 milhões de toneladas em 277 mil hectares, sendo Acará, no nordeste do estado, o principal polo produtor.
Já o abacaxi está presente em 92 municípios e alcançou a marca de 350 milhões de frutos produzidos no último ano. Além disso, o Pará aparece como um dos três maiores produtores de pimenta-do-reino e coco-da-bala, que juntos movimentam quase R$ 700 milhões.
“Com relação ao Valor de Produção dos produtos agrícolas no ano de 2022, o Estado do Pará ocupa a nona posição dentre as 27 unidades da federação, com participação de 2,76% do valor de produção nacional e apresentando um incremento de 11%, com relação ao ano de 2021″, detalhou Maria de Lourdes Minssen, coordenadora do planejamento da Sedap à Agência Pará.