Modelos de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e direitos humanos são alguns dos temas em destaque na programação da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que ocorre nos dias 15 e 16 de março, no campus da Unama Alcindo Cacela, em Belém. O evento busca aprofundar debates importantes para a região e apresentar contribuições de advogados, pesquisadores e da sociedade civil para a COP30.
De acordo com a organização, é preciso ampliar as discussões sobre modelos de desenvolvimento para a Amazônia que contemplem as dimensões ambiental, social e econômica e que levem em consideração a ciência, a tecnologia e os interesses dos povos da região.
“O objetivo é mobilizar estudiosos sobre a Amazônia e a sociedade em preparação à COP30. O mundo e os brasileiros estão com olhos voltados para a Amazônia. Por isso, temos que contribuir com a elaboração de um projeto sustentável da região que aproveite suas riquezas e, sobretudo, sua biodiversidade e também atenda às necessidades do seu povo”, afirma Aldo Arantes, coordenador nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), responsável pela conferência.
Durante os dois dias de programação, o público poderá participar das conferências e palestras de nomes como a diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Vanessa Grazziotin; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; a secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Edel Moraes; a pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Vieira; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Henrique dos Santos Pereira; e a pesquisadora e membro fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA), Zélia Amador de Deus.
Ao final da Conferência, a ADJC deve apresentar uma carta a ser entregue às autoridades para subsidiar o encaminhamento dos debates da COP30.
“Este documento vai reunir as contribuições para a realização da COP na capital paraense, com análises técnicas, jurídicas e sociais de nossos convidados e inscritos. A ideia é fazer parte desta construção, para garantir que esta edição de 2025 seja proveitosa para Belém, Pará, Amazônia e Brasil”, ressalta Aldo Arantes.
Serviço: A Conferência Desenvolvimento Sustentável da Amazônia será realizada nos dias 15 e 16 de março na Unama (Av. Alcindo Cacela, n/º 287. Bairro: Umarizal). Confira a programação completa aqui. Inscrições abertas pelo link.