O ministro do Meio Ambiente, Clima, Comunicações e Transporte da Irlanda, Eamon Ryan, e da embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, estiveram em Belém, na quarta-feira, 13, onde se reuniram com o governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito da cdade, Edmilson Rodrigues, para tratar sobre a COP30, entre outros temas.
De acordo com o ministro irlandês, o propósito era conhecer mais da realidade local e da Amazônia e, assim, fortalecer as alianças em torno dos debates sobre as mudanças climáticas.
“O que acontecerá em Belém terá o mesmo impacto e a mesma importância da ECO 92, que foi realizada no Rio de Janeiro”, projetou Eamon Ryan em entrevista à Agência Belém, destacando a relevância da realização da Conferência do Clima na capital paraense.
No encontro com o governador do estado, foram apresentados os resultados obtidos pelo Pará no combate ao desmatamento e outras violações ambientais. Helder Barbalho frisou que além de ações repressivas, é preciso que haja um fomento a novas estratégias de desenvolvimento baseadas na economia verde e na bioeconomia, o que demanda o aporte de recursos internacionais.
Eamon Ryan demonstrou apoio à ideia e prometeu que a Irlanda reforçará esse debate no contexto europeu.
“Vejo o país como uma oportunidade de interligar a Europa com a agenda climática. Temos interesse em auxiliar com financiamentos, inclusive, na área privada para preservar o meio ambiente”, declarou o ministro à Agência Pará.