Um brinde com coquetéis que celebram os ingredientes, os sabores e a criatividade típicas da Amazônia. Essa é a proposta do 1º Festival Amazônia Sour, um evento dedicado ao fortalecimento da coquetelaria e do setor de turismo e hospitalidade, que ocorre a partir de 13 de abril na Estação das Docas, em Belém.
A programação conta com uma feira gastronômica, rodas de conversa sobre a área e uma vasta carta de coquetéis autorais produzidos para o festival. Além disso, o públcio poderá curtir shows da Dona Onete, do grupo Baile do Mestre Cupijó, DJs e outros artistas locais.
O evento marca a abertura oficial do Amazônia Sour que iniciou as atividades em fevereiro com a realização de um ciclo de capacitações conduzido pelo mixologista Marco de la Roche para mais de 130 profissionais dos estados do Pará e Amapá. A ação teve o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Já entre 18 e 28 de abril, o festival se estende por mais de 30 bares da capital formando um circuito da coquetelaria. Cada local participante deve apresentar duas receitas inéditas de coquetéis com e sem álcool, sendo que o principal requisito é a valorização de ingredientes típicos da região, a exemplo do urucum, do açai ou gin de flor de jambu,
De acordo com a organização, esse conjunto de atividades tem o objetivo de contribuir para fortalecer a identidade da coquetelaria como uma expressão cultural e gastronômica da Amazônia.
“Temos todos os ingredientes humanos e naturais necessários para estimular e construir uma cena de coquetelaria por aqui e fazer dela um bom negócio para todos”, disse o idealizador do projeto, Yves Penna, ao G1 Pará.
O Festival Amazônia Sour ocorre no sábado, 13 de abril, das 12h à 0h, na Estação das Docas, e de 18 a 28 de abril no circuito dos bares participantes. Acompanhe informações sobre ingressos e locais no perfil oficial do evento e no site.