Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam 107,41 m³ de madeira em portos de Santarém, no oeste paraense. Durante a operação, foram lavrados três Termos de Apreensão e Depósito (TADs), que totalizaram R$ 146.660,89, referentes aos impostos e multas devidas pelas empresas autuadas.
De acordo com informações da Agência Pará, a carga está avaliada em R$ 551.356,76 e foi retida porque o produto não tinha a documentação exigida para ser exportada, o que caracteriza o transporte de carga irregular.
“Durante a operação, foi constatado que diversas empresas madeireiras estavam promovendo a saída de madeira, tendo como natureza da operação a remessa com o fim específico de exportação, fato que chamou a atenção da equipe. Após a averiguação dos documentos fiscais foi constatado que algumas dessas empresas não possuíam regime especial de exportador, condição necessária para essa natureza da operação”, informou Maycon Freitas, coordenador da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós.