Belém vai receber em setembro de 2025 o Amazônia para Sempre, com direito a show internacional em palco flutuante no Rio Guamá. Com apoio da Rede Brasil do Pacto Global e articulado pelo Governo do Pará, o evento conta com edital com R$ 2 milhões para iniciativas em defesa da floresta.
O Amazônia para Sempre, “parente” do Rock In Rio e The Town, antecede a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.
“Estou muito feliz porque acho que nós estamos conseguindo conectar estratégias que permitirão com que a Amazônia possa viver um outro momento, e que este movimento possa deixar um legado da Amazônia forte, com a construção de suas novas vocações”, ressaltou Helder Barbalho, em coletiva de imprensa realizada na sede da cidade do Rock In Rio, no Rio de Janeiro, no sábado, 21.
Ele afirmou ainda que acredita na potência da música, do entretenimento e da arte como ferramentas de reflexão e transformação da sociedade.
“Que as pessoas possam participar da construção desse momento que nós estamos vivendo. Essa é a COP do Brasil, é a COP da floresta, é a da Amazônia. E é a grande oportunidade que temos de deixar um legado, para que as próximas gerações possam viver de forma harmoniosa, cuidando da floresta, mas lembrando que para cuidar da floresta nós temos que cuidar das pessoas”, reiterou Helder Barbalho.
A vice-presidente da Rock World, empresa idealizadora do Rock In Rio e do The Town, Roberta Medina, destacou que a organização tem colocado luz sobre temas fundamentais e assuntos importantes, entre eles a emergência climática.
“Esse é um ano fundamental, com a chegada da COP em Belém, é a hora de falarmos de Amazônia de forma ainda mais relevante. Vem aí novo momento histórico. Começa hoje, no Rock in Rio, e vai até o The Town”, disse ela,.
A apresentação do artista internacional, que será anunciado em breve, ocorrerá em um palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre música e natureza. O evento terá patrocínio da Vale
De acordo com os organizadores, o show será transmitido para todo o País. Além da apresentação, Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, cujos nomes serão divulgados em breve, junto com o local que será realizado.