O Círio de Nazaré, celebrado em Belém há mais de dois séculos, deve atrair 89 mil turistas, em 2024, gerando um impacto econômico estimado em R$ 189 milhões. Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio acontece em outubro,
Os números são da pesquisa realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Dieese Pará. Se a previsão se concretizar, o número de turistas aumentará aproximadamente 10,6% em relação ao número de 80,5 mil turistas que estiveram em Belém no ano passado. Já em relação ao gasto médio do turista, o montante representará um crescimento de aproximadamente 12,7% comparado a 2023, que foi de cerca de U$ 30,6 milhões de dólares.
Dos perfis entrevistados para a pesquisa, a maioria 95,4% tem intenção de retornar à Belém por ocasião do Círio de Nazaré e outras visitas. Os entrevistados destacaram como pontos positivos a religiosidade, hospitalidade, a gastronomia única, as belezas naturais e também a cultura pulsante do Estado.
“A pesquisa permite conhece melhor esse turista e mostra que o Destino Pará é um destino incrível que atrai cada vez mais visitantes para nosso grande momento turístico, cultural e religioso que é o Círio de Nazaré. Estes números também permitem na melhoraria de nossas estratégias de políticas públicas no Turismo e ainda o direcionamento do marketing turístico, na atração de novos visitantes e reforço da imagem junto àqueles que já estiveram aqui e que pretendem voltar”, afirmou o titular da Setur, Eduardo Costa.
O estudo também analisou o Perfil dos Turistas que estiveram no Círio de 2023. O público masculino foi maioria com 53,2% contra 46,8%. das mulheres Em relação à faixa etária, o maior do número (42,3%) foi de visitantes entre 35 e 50 anos, seguido de pessoas entre 51 e 65 anos (22,9%) e de 26 a 34 anos (18,7%). Os acima de 65 anos foram 13,2% e os de 18 a 25 anos 2,9%.