O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve chegar a Belém nesta sexta-feira, 11, para uma agenda na maior procissão religiosa do país: o Círio de Nazaré 2024. De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, Lula deve se unir aos devotos que irão acompanhar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na romaria fluvial no sábado, 12.
Durante esta procissão, a imagem percorre cerca de 18 km pelas águas da Baía do Guajará desde o distrito de Icoaraci até a escadinha do cais do porto, no centro da capital. Essa será a primeira vez que o presidente participará do Círio, que já recebeu primeira-dama, Janja Lula da Silva, em 2022.
Anteriormente estava prevista uma visita de Lula para vistoria das obras do Parque da Cidade, que é um dos projetos planejados para receber a programação do COP30 no próximo ano, além de uma entrevista coletiva para tratar da organização do evento. No entanto, a programação foi cancelada na noite desta quarta-feira, 9.
Esta será a segunda visita de Lula a Belém neste ano. A primeira foi em março quando recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron para formalização de um acordo bilateral que deve destinar R$ 5 bilhões em projetos para o desenvolvimento da Amazônia brasileira e na Guiana Francesa.