Os turistas que visitam Belém agora contam com duas novas ferramentas criadas para melhorar a experiência da visita à cidade que vai sediar a COP30 em 2025. Os aplicativos Visit Belém e Belém 360 foram criados pela Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur) e a Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa) para divulgar o patrimônio local e as transformações que a cidade está passando para receber o maior evento climático do planeta.
A plataforma Visit Belém apresenta os principais atrativos turísticos, as ilhas, eventos culturais e estabelecimentos gastronômicos da cidade. Dentro do site, o usuário pode acessar rotas para os pontos de interesse, obter informações sobre horários e características dos espaços, entre outros dados em português, espanhol, inglês ou Libras.
Já a plataforma Belém 360 explora fotografias em 360º e vídeos aéreos captados por drones para promover uma experiência imersiva com os pontos turísticos de Belém, como mercados, palacetes e áreas verdes, além do acompanhamento das obras públicas realizadas no Complexo do Ver-o-Peso, no Mercado de São Brás, na avenida Júlio César, no Boulevard da Gastronomia, no Parque São Joaquim e na avenida Bernardo Sayão com áudios em português, espanhol e inglês e conteúdos acessíveis para pessoas com deficiência.
“Essas duas plataformas se integram e dão muitas informações sobre a cidade. Inclusive, sobre os grandes monumentos arquitetônicos em 360 graus, uma dinâmica do que foi e de como está agora. São muitas informações turísticas sobre a cultura e gastronomia”, diz o prefeito, Edmilson Rodrigues.
Para a secretária municipal de Turismo, Júlia Gorayeb, essas novas ferramentas vão promover o fortalecimento da atividade turística ao mesmo tempo em que contribuem para a transparência sobre os investimentos realizados na capital.
“A plataforma Visit Belém é uma oportunidade de promover o turismo da nossa cidade, onde você pode encontrar informações sobre pontos turísticos, culinária, cultura, além de saber sobre nossas ilhas. Lá você vai encontrar empreendimentos, hotéis e restaurantes da nossa cidade, acessar o link do Belém 360 sobre as obras da nossa cidade, mas principalmente, essas que são de interesse político”, destaca.