Santarém e outros municípios do oeste paraense permanecem em estado de alerta devido ao alto índice de queimadas nesse período. Para conter o problema, agentes dos órgãos ambientais, forças armadas, Corpo de Bombeiros e a própria população da região têm se mobilizado para enfrentar as chamas.
Nas comunidades Igarapé-Açu e Pajuçara, em Santarém, a estratégia encontrada é a união dos saberes tradicionais com os conhecimentos técnicos dos bombeiros. Nessas localidades, os moradores mantêm o monitoramento da área e, ao sinal de fogo, se articulam em grupos de mensagem para cavar aceiros, que são faixas de terra livres de vegetação que impedem a propagação do fogo, enquanto os militares atuam diretamente no combate às chamas.
“Quando a gente vê como a comunidade do Igarapé-Açu se mobilizou, a gente tem mais de 15 moradores voluntários trabalhando aqui, a gente consegue unir esforços e fazer um bom trabalho para proteger as florestas daqui da comunidade”, disse à TV Tapajós o sargento do Corpo de Bombeiros Júlio César Galúcio.
Já em Porto de Moz, o governo estadual reforçou a operação Fênix com o envio de duas aeronaves, um helicóptero e brigadistas para a área da Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, que é afetada por incêndios desde o início do mês.
“Nossas equipes estão preparadas e empenhadas em garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação como a disposição de mais aeronaves. Continuaremos trabalhando incansavelmente para preservar nosso meio ambiente e garantir a segurança da população”, afirmou à Agência Pará o secretário de Segurança Pública em exercício, Luciano de Oliveira.
Além da equipe e dos equipamentos da operação Fênix, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, (ICMBio) também atua no controle das queimadas com o apoio de militares.
A região é um ponto importante, pois além da ameaça que o fogo representa para as unidades de conservação, a grande quantidade de fumaça dessa área acaba sendo levada pelo vento pela calha do Rio Tapajós, chegando até Santarém, aumentando os níveis de poluição e piorando a qualidade do ar.