Em um momento de expansão do turismo no Pará, o Aeroporto Internacional de Belém superou neste domingo, 15, a marca de 3,9 milhões de passageiros no ano. O recorde é 8% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando passaram pelo terminal 3,6 milhões de pessoas, e foi comemorado em cerimônia com a participação de autoridades, empresários e representantes do setor.
Nos primeiros cinco meses de 2024, o aeroporto movimentou 1,5 milhões de passageiros, uma alta de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em junho, superou a marca de 420 mil passageiros, entre embarques e desembarques, um número apenas inferior à movimentação do mês de outubro, quando ocorreu o Círio de Nazaré. Agora, a expectativa é que o aeroporto feche o ano com mais de 4 milhões de viajantes.
Na avaliação do ministro do Turismo, Celso Sabino, os números são fruto da atenção que os atrativos do Pará vem recebendo dos viajantes e grandes eventos realizados, principalmente em Belém. Com a realização da COP30 em novembro de 2025 e todos os preparativos para a conferência, a projeção é que a movimentação se mantenha em alta no próximo ano.
“São justamente grandes eventos que teremos em 2025, como a COP30, o encontro do BRICS. E hoje confirmamos aqui os grandes resultados que são fruto do esforço do governo federal em diversas áreas, como o turismo e portos e aeroportos. O turismo em nosso país esse ano quebrou muitos recordes em vários setores, e a mesma coisa ocorreu aqui com o Aeroporto de Belém, com o maior recorde de passageiros de toda a sua história”, ressaltou Sabino.
Desde setembro de 2023, o Aeroporto Internacional de Belém é administrado pela concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), que promove obras de ampliação do terminal, como as instalações para as posições para o estacionamento de aeronaves, aumento da capacidade de atendimento, instalação de um novo sistema de climatização e expansão da área comercial.
De acordo com a empresa, as melhorias atendem às exigências do contrato de concessão e devem garantir o atendimento a contento dos visitantes que virão para a COP30 em sua capacidade total, que é de 7,7 milhões de passageiros por ano. Atualmente, o local recebe cerca de 100 pousos e decolagens por dia, envolvendo 11,2 mil passageiros. A média mensal é de 2,8 mil operações, com uma movimentação de aproximadamente 330 mil viajantes.