Soluções agropecuárias inovadoras, produtivas e que promovem ganhos ambientais ganham destaque nas vitrines virtuais, uma plataforma desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental para divulgar conhecimento sobre as melhores práticas para o campo. O serviço já conta com conteúdo sobre quatro tecnologias sustentáveis e está disponível para acesso gratuito na web e em aplicativo para dispositivos Android.
O projeto das vitrines virtuais surgiu em 2020 com o curso “Manejo da cultura do açaí em terra firme: da semente à pós-colheita e processamento” e, em seguida, com o conteúdo sobre meliponário, que trata da produção de mel de abelhas sem ferrão. A novidade agora é a inclusão da apresentação sobre sistemas agroflorestais (SAFs) e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que são apontados como práticas sustentáveis e mais eficazes para a produção de alimentos na Amazônia.
As pesquisadoras da Embrapa Célia Calandrini e Débora Aragão, responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo para as vitrines virtuais, ressaltam que os SAFs promovem a eficiência produtiva e a segurança alimentar com a proteção da água e do solo, a preservação da biodiversidade e a redução do uso de agrotóxicos. Por sua vez, o ILPF se mostra uma solução para otimizar o uso da terra com benefícios mútuos entre as atividades, além de benefícios ambientais, como o sequestro de carbono e a redução das emissões de gases do efeito estufa.
Com o Pará prestes a sediar o principal evento climático do planeta, o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany de Maria, explica que a criação da plataforma foi fruto da parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio do Programa Territórios Sustentáveis (PTS), e visa democratizar o conhecimento técnico e científico para que os produtores rurais da região possam aplicar essas soluções em campo.
“Essa iniciativa não apenas fortalece a transferência de tecnologia, como também democratiza o acesso ao conhecimento técnico essencial para práticas agrícolas mais sustentáveis em diferentes regiões do Brasil”, afirma.
Ao acessar a plataforma, o usuário pode visualizar, selecionar os cursos e optar por acompanhar de forma online ou fazer o download de todo o conteúdo gratuitamente. Para Diana Castro, coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável e Incentivos Econômicos da Semas, a experiência imersiva, prática e interativa proporcionada pela plataforma é uma aliada para a implementação de políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas e de fortalecimento das economias locais com foco na preservação da biodiversidade.
“As técnicas de produção de baixas emissões e a restauração produtiva, por meio de sistemas agroflorestais e ILPF, podem agora alcançar a ponta. Temos grande expectativa de que as vitrines sejam utilizadas por extensionistas e produtores rurais na melhoria dos sistemas produtivos e no desenvolvimento local”, ressalta Diana Castro.
Para acessar a vitrine virtual da Embrapa, clique aqui.