O ano de 2025 começou com boas notícias para os municípios da região oeste do Pará. Depois do segundo ano consecutivo de seca, com os rios baixando a níveis recordes e uma série de impactos para as comunidades locais, a intensificação das chuvas neste inverno amazônico ajudou na recuperação do Rio Tapajós. Nesta segunda-feira (6/1), o nível registrado pela Agência Nacional de Águas (ANA) foi de 2,62 metros em Santarém. A marca representa 52 centímetros acima da cota de alerta, que é de 2,10 metros – e que foi ultrapassada na última quinta-feira (2/1), ao atingir 2,17 metros. De acordo com o site OEstadonet, a elevação acelerou durante a semana, saltando de 1,87 metro no dia 30 de dezembro de 2024 para 2,29 metros em apenas cinco dias, superando em 13 centímetros o nível registrado na mesma data do ano passado logo após a seca histórica de 2023.
Em Óbidos, a régua da ANA indica que o rio está na marca de 2,10 metros, enquanto que em Itaituba o nível já chega a 4,54 metros. Apesar do alívio que a elevação traz, a Defesa Civil diz que monitora o comportamento do rio diariamente por causa do aumento do volume de chuvas que podem provocar cheias na região. A situação até o momento é tranquila, já que a cota de alerta para esses casos é de 7,10 metros.
Ao G1 Santarém, o Doutor em Clima e Meio Ambiente, Raoni Aquino, informou que o pico das chuvas no oeste do Pará ainda deve acontecer, entre os meses de março e abril – não só em Santarém como em outros municípios. A expectativa é que a estação chuvosa dure até meados de junho.
Apesar da melhora nas condições do tempo, organizações locais permanecem em alerta e dão continuidade às ações de apoio aos ribeirinhos. O Projeto Saúde & Alegria mantém a campanha de mobilização de recursos para garantir a doação de baldes equipados com filtros de nanotecnologia que possibilitam o tratamento de água, Já são mais de 1.200 famílias beneficiadas dentro da meta de atingir 5 mil famílias.
Você pode ajudar a levar água potável para as populações amazônidas afetadas pela seca contribuindo com a campanha “Filtros portáteis de micromembrana do Projeto Saúde & Alegria”. Para saber como doar, clique aqui.