Representantes da Secretaria das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC, da sigla em inglês) estão em Belém durante esta semana para conhecer a infraestrutura hoteleira, os planos de logística de transportes, segurança pública e saúde pública para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro deste ano.
A missão composta por 24 técnicos de alto nível da ONU é acompanhada por técnicos e gestores dos governos federal, estadual e municipal, que estão responsáveis por apresentar os avanços nas diferentes frentes de trabalho. Entre os destaques das apresentações estão as obras estruturantes realizadas na cidade orçadas em mais de R$ 4,7 bilhões.
“Essa visita técnica tem o objetivo de apoiar o governo federal do Brasil. Não somos uma missão de avaliação, somos uma missão que tem um objetivo bem claro: tornar a COP em Belém um sucesso. Estamos muito positivamente impressionados com as apresentações que vimos e com a preparação antecipada do Brasil”, declarou a secretária-executiva adjunta da UNFCCC, Noura Hamladji.
A vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual da COP30, Hana Ghassan participou dos trabalhos iniciados nesta segunda-feira, 20, e destacou que os investimentos realizados deixaram um legado para a cidade e que Belém será “a melhor sede de todas as COPs”. Já o prefeito de Belém, Igor Normando, reconheceu que a cidade enfrenta desafios urbanos comuns aos grandes centros brasileiros, mas ressalta que as dificuldades serão superadas e a população estará preparada para acolher os visitantes.
“Estamos trabalhando incessantemente para entregar uma COP que tenha todas as condições de garantir o sucesso das negociações globais sobre o clima e que todos saiam do Brasil com uma excelente impressão do nosso país, para que o turismo fortalecido seja um grande legado da COP30 para o país”, acrescentou o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia.