O mês de janeiro de 2025 foi o mais quente já registrado em todo o planeta, com uma temperatura média de 13,23°C, conforme dados divulgados pelo observatório europeu Copernicus. Nem o fenômeno La Niña, que normalmente causa um resfriamento das temperaturas, foi suficiente para impedir essa marca histórica.
Com registros de temperatura 1,75°C acima do período pré-industrial (1850-1900), janeiro de 2025 marca o 18º mês consecutivo de recorde de calor.
Vale lembrar que o ano de 2024 já havia sido considerado o ano mais quente da história, ultrapassando todos os recordes anteriores.
O que significa “temperatura acima do período pré-industrial”?
A expressão “temperatura global acima do período pré-industrial” é uma forma de comparar a temperatura média atual da Terra com um período de referência (1850-1900), em que a influência humana no clima era mínima.
Se hoje a temperatura é maior é por causa do acúmulo de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, resultante de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a agricultura intensiva.
Por que isso é importante?
O aumento da temperatura global tem diversos impactos negativos no planeta, como ondas de calor, secas, inundações e tempestades se tornam mais frequentes e intensas. Ele também provoca a absorção de dióxido de carbono (CO2) pelos oceanos, prejudicando a vida marinha, além de do risco de muitas espécies de plantas e animais serem extintas por não conseguirem se adaptar às mudanças do clima.