O açaí é hoje uma das frutas amazônicas mais consumidas em todo o mundo. Os benefícios nutricionais e a importância do fruto para a economia de comunidades tradicionais tornaram o açaí uma estrela no cardápio de muitas empresas de alimentação. E para fortalecer ainda mais esse modelo de produção sustentável, a fruta será um dos sabores oferecidos pela Bacio di Latte, graças à parceria de produtores agroextrativistas do Pará e Amapá ligados à Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá (BIO+AÇAÍ) com a empresa.
A Bacio di Latte é uma gelateria de alto padrão com mais de 200 lojas no Brasil, 10 mil pontos de venda e nove lojas nos Estados Unidos. A incorporação do açaí nas receitas de sorvetes valoriza o trabalho de agricultores familiares, que são responsáveis pelo abastecimento de alimentos na região e também contribuem para a conservação da floresta.
A parceria foi possível graças ao apoio de políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que ajudaram a BIO+AÇAÍ a conseguir o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF).
Com isso, a cooperativa pode comercializar parte de sua produção com empresas detentoras do Selo Biocombustível Social. Dessa forma, a medida contribui para o desenvolvimento rural sustentável e a transição energética através da inclusão do extrativismo na cadeia produtiva de biocombustíveis.
“É um encontro de dois gigantes: a Bacio di Latte, uma das maiores sorveterias de grande qualidade do Brasil, e a Bio+Açai, cooperativa de agricultores e extrativistas da Amazônia. Nessa cooperativa, eles retiram a polpa do açaí e vendem para uma fábrica de biodiesel, que ajuda na assistência técnica dos extrativistas. É um encontro que tem no centro deste momento o tema da preservação”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, durante a formalização da parceria nesta segunda-feira, 10, em São Paulo.
Na região Norte, o Selo Biocombustível Social aumentou 297%, em relação aos dois últimos anos, resultando no estímulo à inclusão social e produtiva da agricultura familiar na cadeia do biodiesel.