O Ministério da Agricultura e Pecuária lançou, nesta quarta-feira (19), o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), que irá distribuir máquinas e equipamentos agrícolas para facilitar o preparo da terra, a colheita, a irrigação e a recuperação de estradas vicinais.
A ideia é que, com a mecanização, os agricultores tenham mais eficiência no trabalho, menos esforço manual e maior produtividade. Além disso, o programa priorizará regiões mais vulneráveis, com baixa infraestrutura e pouca mecanização, garantindo que mais produtores tenham acesso a tecnologias que antes eram inacessíveis.
Quem será beneficiado?
O Promaq dará prioridade a regiões com menor índice de mecanização agrícola e pouca infraestrutura, além de estados e municípios em situação de emergência ou calamidade pública. As máquinas e equipamentos do programa poderão ser usados para recuperação de solos, abertura de áreas de plantio, construção de terraços e estradas vicinais, além de facilitar o escoamento da produção. O objetivo é garantir que produtores com menos acesso à tecnologia possam aumentar sua produtividade e competitividade no mercado.
“A produção de alimentos é a vocação do Brasil. E essa agropecuária, que é destaque no mundo e essencial para a nossa economia, também é um importante instrumento para a redução das desigualdades”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Para receber os equipamentos, os beneficiários deverão apresentar um diagnóstico que comprove a necessidade das máquinas, considerando o perfil agrícola da região e a condição das estradas vicinais. Além disso, será assinado um termo de compromisso, garantindo que os equipamentos sejam utilizados corretamente, sempre respeitando normas ambientais e práticas agrícolas sustentáveis.