As belezas naturais e as tradições da Amazônia traduzidas em perfumes e estilos que remetem ao respeito ao meio ambiente, às práticas sustentáveis e à valorização de matérias-primas regionais. Esse é o foco de duas empreendedoras paraenses que viram na realização da COP30, em novembro deste ano em Belém, uma inspiração a mais para apostar na criatividade e no potencial de inovação dos negócios locais.
Uma delas é Márcia Martínez, que em 2015 criou a marca Confraria dos Aromas para levar ao mercado uma linha de difusores de ambientes com fragrâncias regionais, como açaí, patchouli e cupuaçu, tudo elaborado de forma artesanal. Com esses diferenciais, a empresa ganhou espaço em um mercado dominado por marcas nacionais e internacionais, além de consumidores exigentes.

Com a aproximação da COP30, a empresária dobrou a demanda por produtos e viu uma oportunidade para conquistar novos clientes com uma linha de sprays com a marca do evento. A ideia é explorar as matérias-primas nativas e o processo artesanal para oferecer fragrâncias leves, com frescor e vida. Para isso, Márcia já planeja também ações com marketing olfativo para fisgar turistas e as delegações internacionais que vão desembarcar em Belém.
“Fui buscar inspiração nas bucólicas cidades do interior por onde já passei, onde os cheiros das frutas, sementes e plantas são marcantes e intensos, faz eu lembrar que a mãe natureza sempre nos presenteia de forma magnífica. Eu tenho um orgulho inenarrável de ser belenense, de honrar minhas raízes e dizer que nasci e moro na cidade da COP”, afirma Márcia Martínez.
O Pará como tema
Já no segmento da moda, a estilista Lora Cirino tem mais de 20 anos de experiência criando roupas, calçados e acessórios com uma pegada sustentável, reaproveitando materiais que seriam descartados para fabricar produtos cheios de estilo vendidos em Belém e no Rio de Janeiro.
Aproveitando a visibilidade que a COP30 está gerando para os produtos do estado, Lora renovou a coleção da marca Osada neste ano tendo o Pará como tema principal. A bandeira serve de referência para as estampas para looks unissex, que incluem cangas, kimonos, camisas, saias e outras peças.
“Tive muita sorte devido a bandeira possuir uma enorme estrela azul, as cores combinam entre si. A bandeira é super bonita e falando de moda mesmo são duas cores primárias, então é algo muito fácil de vestir, fica bem em todo mundo”, comenta Lora

A novidade já caiu no gosto do público, que já enviou para a estilista fotos com as peças em diferentes partes do Brasil e do mundo. A expectativa é que a coleção continue em alta com esse momento de valorização da cultura paraense mundo afora.
“Eu estou muito orgulhosa do caminho que essa coleção está tomando. Vários paraenses, que moram em outros países ou outros estados querem muito essas peças para dizer ‘sou paraense’, para fincar a sua bandeira onde quer que estejam”, destaca Lora Cirino.