Um sistema eletrônico customizado especialmente para o Programa Territórios Sustentáveis, do Governo do Estado do Pará, foi lançado nesta terça-feira, 26/10, no município de São Félix do Xingu.
Trata-se do AgroTag, criado para sistematizar dados de campo de uso e cobertura das terras e dos sistemas produtivos agropecuários e florestais. A ideia é estruturar uma rede de monitoramento das áreas rurais de atuação da Política de Atuação Integrada Territórios Sustentáveis.
Com o AgroTag, que é uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC), técnicos da extensão rural poderão monitorar propriedades nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte, região sul do Pará, que fazem parte do programa Territórios Sustentáveis, que visa atuar na redução de queimadas e desmatamento; na recuperação de áreas, e na promoção da produção sustentável na região.
O sistema, gratuito, contempla o aplicativo para aquisição de dados no campo e a interface WebGis para acesso às informações.
Também está prevista uma capacitação no período do lançamento (de 25 a 27/10), que será ministrada na modalidade presencial, para operacionalização da ferramenta. Cerca de 42 técnicos e extensionistas das secretarias e instituições parceiras da região vão participar da capacitação, que acontece em área de produtor (Gleba Gorotire) localizada no Km 21 da PA-279, em São Félix do Xingu.
Fonte: Embrapa