Segundo o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado na quarta-feira, 10/11, a previsão climática para novembro, dezembro e janeiro de 2022 indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte, durante o trimestre.
Ressalta-se que no Estado de Tocantins e sudeste do Pará, as chuvas podem ser próximas à média, com irregularidade entre os meses de dezembro/2021 e janeiro/2022.
A temperatura média do ar deverá prevalecer acima da climatologia do trimestre em grande parte da região, exceto na parte norte da Região, onde as temperaturas devem ser próximas e ligeiramente abaixo da média.
A previsão do balanço hídrico no solo indica o predomínio de déficit hídrico na parte nordeste da Região Norte, principalmente em novembro/2021. A previsão indica o retorno de umidade no solo para a parte centrossul da região, com valores de excedentes hídricos mais elevados no mês de janeiro/2022.
Região Centro-Oeste
A previsão indica tendência de precipitação acima da climatologia nos Estados do Mato Grosso e Distrito Federal, além do centro-norte de Goiás. Para o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, as chuvas previstas podem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média.
As previsões para as temperaturas indicam que deverão predominar acima da média durante o trimestre, em toda Região Centro-Oeste. No sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul, são previstas áreas pontuais com deficiência hídrica no solo. Nas demais áreas, são previstos para o trimestre, valores de excedente hídrico no solo acima de 100 mm, principalmente no centro-norte de Mato Grosso.
Região Nordeste
Na Região Nordeste, a previsão indica chuvas acima da média histórica na parte norte da região, bem como no sul da Bahia. No interior do Nordeste, são previstas chuvas abaixo da média, principalmente no centro-norte da Bahia, sudeste do Piauí e oeste de Pernambuco.
As temperaturas do ar devem predominar acima da média na Região Nordeste, com exceção do centrossul da Bahia, onde as temperaturas previstas devem ser próximas a climatologia do período. A previsão do balanço hídrico no solo indica o predomínio de déficit hídrico no solo sobre o centro-norte da Região Nordeste. Em áreas do sul do Maranhão e do Piauí, além das partes oeste e sul da Bahia a previsão indica níveis de umidade do solo mais satisfatórios, principalmente em janeiro/2022.
Fonte: Inmet
LEIA TAMBÉM
Aplicativo de previsão do tempo fornece dados em tempo real e avisos meteorológicos