Desde quarta-feira, 2/02, segundo a Prefeitura Municipal de Belém, a previsão é de elevação nos níveis das marés até o domingo, 6/02, tanto na área continental do Estado quanto na região das ilhas.
As marcas podem chegar a 3,5 metros, segundo a tábua das marés feita pela Marinha do Brasil e que também foi divulgada pela Defesa Civil de Belém. Ainda de acordo com o órgão, esses índices poderão ser ainda maiores por causa das fortes incidências de chuvas para os próximos dias.
Conforme o Instituto de Meteorologia (Inmet), Belém está em alerta laranja. Porém, segundo a Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), tudo está dentro do previsto para esta época do ano.
As informações fornecidas por especialistas no assunto da Prefeitura Municipal de Belém mostram que a preamar aconteceu nas ilhas da capital paraense por volta do meio-dia, da quarta-feira. O índice máximo das águas chegou a 3,7 metros. Este fato repercutiu nas áreas próximas do Mercado do Ver-o-Peso, na Campina, chegando a deixar as ruas completamente banhadas pelas águas dos rios. Já no começo desta quinta-feira (03), a maré já chegava a 4 metros. Na parte continental do Estado, a maré alcançou 3,5 metros à 00h30.
A ilha do Outeiro também deverá ser afetada com as marés altas. Atualmente, para chegar no distrito a única possibilidade é por meio da travessia por balsa, pois a única ponte localizada entre a ilha e parte continental foi atingida por uma embarcação (17/01).