A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e do Pará (Emater), em Mojuí dos Campos (oeste paraense), está auxiliando agricultores rurais para que eles tenham acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa Alimenta Brasil (PAB). A previsão é que pelo menos 20 famílias produtoras tenham todo o conhecimento necessário para comercializar mandioca e os seus derivados, além de diversas hortaliças, o que pode aumentar 35%, em média, o orçamento familiar. As informações são do site da Emater.
Para isso, os técnicos da Emater efetuaram uma força-tarefa, na segunda quinzena de janeiro, para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (DAP/Pronaf). Este documento é obrigatório para acessar ambos os programas. São Francisco do Moju, Moju do Belamino, São Raimundo do Moju, Morada Nova, Poço Verde e Palhal foram os municípios visitados pela Emater.
“Como o órgão de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), trabalhamos pra ver o público da agricultura familiar com o reconhecimento que merece. Contribuir com a promoção de políticas públicas que impactam na geração de renda e, consequentemente, na qualidade de vida de famílias rurais é uma das provas da importância desse segmento e da extensão rural pra nossa sociedade. É a nossa meta de sucesso profissional”, afirmou.
Fonte: Emater