Em algumas cidades paraenses, o Carnaval foi cancelado. Em outras, houve a liberação, porém com restrições. Um exemplo disto ocorreu no município de Cametá, nordeste paraense, conhecido por promover o maior e mais tradicional festejo da época em todo o Pará.
Na ‘Terra do Carnaval’ foi divulgado o decreto nº 039/2022, na terça-feira, 22/02, estabelecendo regras e flexibilizações para o tão esperado feriado.
As restrições estão relacionadas com o aumento do número de casos de covid-19 e o aparecimento de novas variantes. Por isso, foi necessária esta atitude para frear o avanço da doença, tanto no Pará quanto no mundo.
O decreto
Estas são as principais medidas restritivas:
– Liberada a realização de eventos PRIVADOS em locais fechados com sua ocupação integral, com a condição de EXIGÊNCIA da comprovação de vacinação;
– Os horários permitidos para o funcionamento de todos os blocos serão entre 14h e 5h do dia seguinte;
– Festas, shows, trios elétricos, arrastões, fofos e blocos de rua CONTINUAM proibidos.
-Pequenas reuniões em casas e estabelecimentos que não obstruem as ruas ou não firam a legislação ambiental estão PERMITIDAS.
– Uma BARREIRA SANITÁRIA será criada no distrito de Carapajó. A travessia para a cidade de Cametá só será permitida mediante comprovante de vacinação. Na própria localidade, o cidadão pode se vacinar em um posto que será instalado.
– O cidadão que NÃO estiver vacinado e/ou NÃO quiser se vacinar no distrito, poderá atravessar mediante notificação a todos os produtores de festas que PROÍBAM sua entrada.
Fontes: Instagram da Prefeitura de Cametá
LEIA MAIS:
Capital terá ponto facultativo no Carnaval, sem agenda de festas públicas