O nível do rio Tocantins alcançou a marca de 12,07 metros, um avanço de dois centímetros em relação ao dia anterior, nesta quinta-feira, 24. Foram registradas 1.051 famílias nos 23 abrigos públicos e 2.485 famílias desalojadas. Foram cadastradas 797 famílias ribeirinhas e 862 famílias ilhadas, que permanecem em suas residências no piso superior.
Marabá recebe impacto de chuvas que caem na Região Centro-Oeste do País. No mês passado, as cheias elevaram o nível do Tocantins para 13,10 metros. O marabense está, no entanto, habituado às cheias em fevereiro, não em janeiro.
A Defesa Civil do município afirma realizar a entrega de benefícios eventuais às famílias desabrigadas e desalojadas e, desde o último sábado, já fez mais de cem mudanças de famílias atingidas pela cheia em parceria com o Exército.
Segundo Marcos Andrade, assessor da Defesa Civil, as equipes do órgão não irão cessar as atividades durante o feriado de Carnaval. “Nós continuaremos as mudanças, a entrega de benefícios e as equipes de saúde continuarão os atendimentos nos abrigos”, pontua.
A Equipe Extra Muro realiza atendimentos de saúde nos abrigos, principalmente nos que têm maior demanda por consultas.
O pedido da Defesa Civil é que as pessoas e empresas interessadas em doar insumos como cestas básicas, itens de limpeza e roupas procurem o órgão para realizar a doação.
Fonte: Prefeitura de Marabá