A moda paraense chegou em Milão!
Estes grandes artistas paraenses do mundo fashion acabaram de retornar da Itália para a nossa querida Belém do Pará: o estilista Tony Palha e o produtor Tiago Gomes. Eles representaram o nosso Estado de forma inédita na Semana de Moda de Milão, que ocorreu no período de 22 a 28 de fevereiro. Na ocasião, eles apresentaram o projeto “O Pará virou Moda”, conforme informou na quinta, 10/03, o Diário On Line (DOL).
A Semana de Moda de Milão é um dos quatro mais importantes salões de moda do mundo, ao lado de Paris, Nova Iorque e Londres. Em Milão, grandes estilistas mundiais apresentaram as novas tendências da moda para este ano, como Gianni Versace, Dolce & Gabbana, Krizia, Moschino e Gianfranco Ferré.
Tony Palha foi o único brasileiro que se apresentou nesta mostra. Seu desfile foi no primeiro dia do evento, com 15 looks, destacando a fauna e a flora amazônica.
“É uma honra, eu me sinto privilegiadíssimo de estar representando o nosso Estado em um evento tão disputado”, afirmou.
‘O Pará virou Moda’
As peças do estilista apresentavam estamparias de pássaros e outros elementos do nosso bioma, com cores vivas, como laranja, verde cítrico e dourado. A ideia primordial do estilista é o reaproveitamento.
“A nossa ideia é mostrar que podemos fazer tudo com esse material (de reaproveitamento), inclusive roupas de noite. Não me refiro só o que sobra das confecções, detalhou.
Um dos exemplos dessa proposta é o vestido de noiva feito de saco de lixo.
O projeto “O Pará Virou Moda” é patrocinado pela Equatorial Energia. A empresa cedeu os uniformes que seriam incinerados na Fábrica Esperança para a confecção das novas peças. A iniciativa tem uma vertente social, já que emprega mão de obra formada por egressas do sistema penal e mulheres em situação de vulnerabilidade social na confecção das roupas.
Tony Palha conta com a participação de três estudantes de moda para a produção de novas peças.
“Queremos mostrar que os jovens estilistas, os novos criadores, precisam ter um olhar carinhoso para isso”, acrescentou ele ao site Rede Pará em referência à iniciativa de utilizar material reciclado ou reaproveitado em suas coleções.
Fontes: DOL e Rede Pará