Por Sidney Alves
Um bom exemplo de uso da nossa biodiversidade em benefício da comunidade local é a parceria que a Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COOMFLONA), em Belterra (PA), realiza com o setor privado para fornecimento de amêndoas de andiroba. Esse produto da nossa flora é usado para a produção de óleos, sabonetes ou hidratantes para a pele. A marca Natura aposta na cooperativa desde 2019.
Segundo Daniel Rocha dos Santos, de 36 anos, vice-presidente da cooperativa, no ano passado, as coletas de andiroba somaram nove toneladas. O trabalho envolve atualmente 60 famílias das comunidades de Nazaré, Pedreira, Jaguarari e São Domingos, além do povo indígena Taquara. A proposta de futuro é ampliar essa rede.
“Nós próximos anos, queremos ampliar essas comercializações. Notamos que a cada ano as coletas só melhoraram. Então, estamos planejando novas possibilidades para vender a andiroba do Pará”, disse Daniel em conversa com o Pará Terra Boa na terça-feira, 5/04.
A Natura costuma comprar a andiroba já seca. A amêndoa passa por um processo de secagem dentro de uma estufa.
A coleta da andiroba nessas comunidades faz parte das atividades não madeireiras da COOMFLONA. Como você já leu por aqui, a cooperativa se associou ao Instituto BVRio para a produção de móveis desenhados por renomados profissionais de várias parte do País e produzidos pelos extrativistas da movelaria comunitária Anambé. A andiroba, no entanto, cada vez conquista mais espaço na COOMFLONA.
“A renda é repassada para as famílias que trabalham em todos os processos. Acaba sendo uma forma de ajudar bastante a renda destes grupos que trabalham conosco”, disse Daniel.
Saúde e Alegria
Além da relação com a Natura, a cooperativa também tem como parceiro o Projeto Saúde e Alegria.
Desde 2021, esta união serviu para impulsionar a coleta de andiroba na Flona Tapajós. Em 2021, a ONG ajudou a COOMFLONA na melhora das estruturas de secagem das amêndoas, armazenamento e hospedagem para os coletores.
“A parceria com o Projeto Saúde e Alegria representa peça fundamental para a cooperativa. Sabemos que podemos sempre contar com eles para os mais variados momentos”, diz Daniel.
LEIA MAIS:
Artesãos da Coomflona Tapajós produzem troféu sustentável da Copa do Nordeste
Manejo florestal em parceria com BVRio projeta trabalho com artesãos na Flona Tapajós para o mundo