O fim de semana foi conturbado na área da terra indígena Xipaia, no Pará, homologada em 2012. Garimpeiros ilegais invadiram a região, localizada a 400 quilômetros do município de Altamira, no sudeste do Estado.
Eles ficaram detidos na sexta-feira, 15/04, numa ação conjunta da Polícia Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Força Nacional, segundo informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, pelo Twitter. Porém, segundo o jornalista André Trigueiro, os garimpeiros teriam sido soltos pela PF no domingo, 17/04.
Inacreditável! Os garimpeiros que invadiram a Terra Indígena Xipaia foram soltos pela Polícia Federal. Eles estavam detidos numa base do ICMBio onde a balsa gigante usada por eles segue apreendida. Aguarda-se uma explicação da @policiafederal
— André Trigueiro (@andretrig) April 17, 2022
Uma embarcação de grande porte equipada com dragas para a mineração ilegal de ouro foi interceptada pelos fiscais do ICMBio na boca do Riozinho do Anfrísio, entre as comunidades Praia do Anfrísio e Morro Verde, na Terra do Meio, após denúncia da cacica Juma Xipaia pelas redes sociais.
Essa região do Pará concentra 10 áreas protegidas, incluindo unidades de conservação estaduais e federais, além de terras indígenas. A área tem sido marcada por forte pressão de atividades ilegais como grilagem, desmatamento e garimpo.
Ver essa foto no Instagram
O território Xipaia possui cerca de 179 mil hectares de extensão e abriga cerca de 200 pessoas.
LEIA MAIS:
Justiça Federal cancela garimpo de mil hectares em área de preservação em Itaituba
Casos de malária aumentam 700% entre Yanomamis com avanço do garimpo e mineração
Agência autoriza exploração de garimpo em territórios proibidos