Um grupo de 20 batedores de açaí recebeu na terça-feira, 22/02, carteiras de saúde emitidas pela Unidade Básica de Saúde Ananindeua Centro. Estes profissionais passaram por um treinamento prático e teórico na Casa do Açaí.
De acordo com Nazaré Oliveira, gerente de produção da UBS, esta ação é extremamente importante, pois eles tratam com o alimento todos os dias.
“Como eles manipulam o açaí, é preciso ter esse cuidado, eles precisam estar bem de saúde e por isso realizamos esse atendimento hoje junto aos batedores da Casa do Açaí”, afirmou, conforme informa a Prefeitura de Ananindeua.
Segundo o batedor de açaí Silvano Ferreira, que trabalha com o produto há 24 anos, essa foi uma chance muito importante de prevenção para várias doenças. “A ação em parceria com a UBS dá mais facilidade de realizar os exames que precisamos para emissão da nossa carteira de saúde”, disse.
Eles participaram também de outros testes rápidos, como de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, bem como de uma palestra ministrada pela enfermeira da unidade, Livia Aquino, tendo como tema a biossegurança, manipulação correta de alimentos, doença de Chagas e seu transmissor e possíveis contaminações.
A Casa do Açaí
A Casa do Açaí é um local no qual os produtores e batedores de açaí são qualificados para as boas práticas na manipulação do produto. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O espaço foi entregue à população de Ananindeua no final do ano passado e congrega cerca de 30 batedores de açaí.
Fonte: Prefeitura de Ananindeua