Mais de dois mil e 500 agricultores familiares do Baixo Amazonas serão diretamente beneficiados com a futura unidade didática da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que serpa instalada em Monte Alegre, como espaço de capacitação tanto interna, quanto externa, e oferta de serviços especializados, a exemplo de análise de solo das propriedades.
Em fase de elaboração de projeto, as obras devem iniciar ano que vem, a partir de um investimento previsto em cerca de R$ 3 milhões, com recursos do governo do Estado e parceiros.
O anúncio foi feito no último dia 27 de julho, quinta-feira, pelo presidente da Emater, Joniel Abreu, em visita oficial à região.
Municípios Verdes
Na oportunidade, foram entregues pela Emater, mais de 100 equipamentos e móveis, incluindo notebooks e GPS, para impulsionar ações do Programa Municípios Verdes (PMV) naquele município e mais nos vizinhos Alenquer e Almeirim. Algumas dessas ações são a emissão de cadastros ambientais rurais (CARs).
Ainda, celebrou-se um termo de intenção de cooperação entre Emater e Prefeitura, a fim de se integrar um plano de trabalho.
“Além disso, estamos noticiando algo de interesse, de importância, para Monte Alegre: a retomada das atividades da Emater no PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Serra Azul. Enfim, a criação da Unidade Didática servirá para toda a Calha Norte. É o Governo do Estado por todo o Pará e a Emater fazendo o que ela faz de melhor: levar assistência técnica e extensão rural ao campo, para garantir melhoria da qualidade e vida do pequeno agricultor”, disse o gestor.
Para o supervisor regional da Emater no Médio Amazonas, Alain Giorgio Xavier, a Unidade Didática em Monte Alegre tende a se tornar ponto de referência no setor:
“O objetivo é proporcionar infraestrutura física e de pessoal, no sentido de capacitação, aplicação de tecnologias, experimentos e pesquisas”, considera o técnico agrícola e veterinário.
Caravana
No fim do último mês, o presidente da Emater percorreu o Oeste do Pará, avaliando a atuação institucional e fortalecendo parcerias em Alenquer, Aveiro, Itaituba, Rurópolis e Santarém. A comitiva também oficializou o aparelhamento dos escritórios para iniciativas conjuntas com o Municípios Verdes. Em Monte Alegre, a ver, o montante de material representou quase R$ 30 mil em inovações e complementos.
Fonte: Agência Pará