O kit “Cupuaçu 5.0” da Embrapa já está disponível para produtores. Com cinco clones, o objetivo é aperfeiçoar melhorias já alcançadas em 2012, com variedades com menos pêlo no fruto, maior produtividade, maior porte, entre outras características positivas.
A coleção de clones é composta pelas cultivares de cupuaçuzeiro BRS Careca, BRS Fartura, BRS Duquesa, BRS Curinga e BRS Golias. Outro avanço importante é a boa resistência à vassoura de bruxa, visando tornar o cultivo do cupuaçu mais rentável e sustentável.
Como são clones, as cinco cultivares necessitam ser propagadas vegetativamente por meio de mudas enxertadas ou a troca de copa das plantas improdutivas por meio da técnica de Substituição de Copa do Cupuaçuzeiro.
Em comparação com as cultivares existentes no mercado, as novas apresentam ampla vantagem em termos de produtividade, tanto de frutos, quanto de polpa e amêndoas, podendo chegar a 14 toneladas por hectare.
A orientação da Embrapa é que para o ápice da produtividade, as cultivares sejam plantadas simultaneamente, em um mesmo pomar, com as plantas alternadas.
Para ter acesso às cultivares, basta entrar em contato com o Setor de Implementação e Programação de Transferência de Tecnologias – SIPT na Embrapa Amazônia Oriental pelo e-mail cpatu.sipt@embrapa.br ou telefones (91) 3204-1000 ou (91) 3204-1165.
Produção no Pará
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram que o cultivo do cupuaçu pode ser encontrado, em diferentes escalas, na maioria dos 144 municípios do Pará, majoritariamente, na agricultura familiar.
De acordo com o Censo Agropecuário, estima-se que o volume da produção nacional de cupuaçu, em 2017, último ano de publicação pelo IBGE, foi de 21.240 toneladas, correspondente a uma área colhida de 13.504 hectares, com a atuação de 15.747 estabelecimentos produtivos. O valor estimado do total da produção nesse segmento produtivo correspondeu a R$ 54,8 milhões.
Embora enfrente problemas da demanda de polpa, os agricultores familiares seguem apostando no cultivo do fruto, principalmente como componente dos Sistemas Agroflorestais (SAFS), forma de produção que concentra a maior parte do cultivo das plantas no Estado do Pará.
Fonte: Embrapa Amazônia Oriental
Leia mais
Clones de cupuaçu aumentam produtividade e resistência à vassoura-de-bruxa
Já tomou seu sorbet de cupuaçu hoje?
Cupuaçu traz mais renda para o produtor do que a soja e carne por ano/hectare