A previsão é do IBGE: o Pará passará a responder por 53,60% de toda produção nacional do fruto, com um volume de 144.216 toneladas previstas. Atualmente o estado já é o maior produtor de cacau do Brasil: em 2020 foram 51,54% da produção brasileira.
A boa notícia veio de do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE (LSPA), uma pesquisa de previsão e acompanhamento mensal das safras, com estimativas de produção, rendimento médio e áreas plantadas e colhidas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita de cada cultura investigada. Ela é elaborada pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) – com base nos dados fechados até maio deste ano.
Além do cacau, as principais culturas do estado do Pará, com relevância nacional, contempladas pelo Levantamento são o arroz, a banana, a castanha-de-caju, a laranja, a mandioca, o milho, a soja e o sorgo. O destaque fica principalmente para a mandioca que, de acordo com as projeções, continuará a se manter no topo da produção paraense com 21,06% da produção brasileira e 59,89% da produção na região Norte.
Fonte: Sedap