O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou a Rota do Cacau na Bahia e no Pará, Estados responsáveis por cerca de 96% de todo o cacau brasileiro.
O cacau é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, além de ser destaque no cenário internacional, de acordo com a International Cocoa Organization (ICCO, na sigla em inglês). Sua cadeia produtiva gera diversos postos de trabalho diretos e indiretos, especialmente para a agricultura familiar e extrativistas em territórios de baixa renda, comumente associada ao turismo e à gastronomia. Atualmente, há dois polos estruturados, sendo o Transamazônica, que alcança 11 municípios do Pará; e o do Litoral Sul da Bahia, composto por 26 municípios do Estado.
Nos últimos anos, a produção estimada de cacau e derivados pelos polos da Rota do Cacau foi de cerca de 157 mil toneladas.
As Rotas têm entre seus objetivos promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.
Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Fonte: MDR